World of Darkness - RPG
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 Habilidades

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MensagemAssunto: Habilidades   Habilidades Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 4:07 pm

Talentos


Os Talentos descrevem todas as Habilidades não treinadas e intuitivas. Os Talentos jamais podem ser treinados ou estudados, mas apenas aprendidos através da experiência direta normalmente durante uma história. Se o seu personagem desempenhar uma ação usando um Talento que ele não possua, isso não surtirá efeito sobre a sua decisão nos dados. Faz-se uma jogada usando um número de dados igual ao Atributo básico. Os Talentos são habilidades tão naturais e intuitivas, que se considera que todo mundo possua ao menos algum pequeno nível em cada um deles.


Prontidão

Com o passar dos anos você adquiriu experiência em perceber tudo o que acontece à sua volta, mesmo se não estiver concentrado ativamente no que o cerca. Você é um guarda-costas capaz, visto que aprendeu como se manter alerta durante períodos longos de tempo. A Prontidão simplesmente indica o quão ciente você está do mundo à sua volta. Ela descreve quanta atenção você presta às coisas, além do roncar de sua barriga ou das dúvidas de sua mente.

• Amador: Você tende a estar um pouco mais alerta a mudanças, que a maioria das pessoas.
•• Experiente: Você é bastante atento às coisas que o cercam.
••• Competente. Você é muito vigilante.
•••• Especialista: Você é um indivíduo verdadeiramente cauteloso, e raramente abaixa a guarda.
••••• Mestre: Você repara em tudo que acontece à sua volta.

Possuído por: Vigilantes, Caçadores, Guarda-costas, Repórteres, Ladrões.

Especializações: Serviço de guarda-costas, Armadilhas, Emboscadas, Florestas, Multidões, Ruídos, Paranóia.


Esportes

Esta Habilidade descreve o seu estado atlético geral e considera uma familiaridade com a maioria dos esportes. É usada para ver se você é capaz de pular uma cratera, nadar durante uma tempestade, chutar uma bola de futebol, pular uma cerca ou escalar uma árvore.
O Talento Esportes diz respeito às ações motoras. As ações físicas, que requeiram apenas um tipo de ação motora, como levantar pesos, não usam o nível de Esportes, nem tampouco as ações atléticas já submetidas a outra Habilidade.

• Amador: Escolinha de futebol
•• Experiente: Atleta de colégio de segundo grau
••• Competente: Atleta universitário
•••• Experiente: Atleta profissional
••••• Mestre: Detentor da medalha de ouro

Possuído por: Atletas profissionais, Entusiastas, Dançarinos, Jovens.

Especializações: Natação, Alpinismo, Acrobacia, Dança, Um esporte específico.


Briga

Você sabe como lutar desarmado. Esta Habilidade inclui manobras como socar, chutar, agarrar, estrangular, atirar, morder e enfiar os dedos nos olhos do oponente. A Briga pode tornar-se muito violenta, mas geralmente não é uma forma letal de combate.

• Amador: Você sabe o que faz, mas não tem muita experiência.
•• Praticante: Você sabe onde acertar as pessoas e fazer doer.
••• Competente: Pode escolher onde sentar num boteco.
•••• Especialista: Você é faixa-preta.
••••• Mestre: Você poderia ser um campeão de boxe.

Possuído por: Lutadores de artes marciais, Marginais, Policiais, Leões de Chácara.

Especializações: Chaves de braço, Boxe, Luta livre, Judô, Tai Chi, Luta corpo a corpo, Arremesso, Exibição de capacidade de luta.


Esquiva

A forma mais eficiente de vencer uma luta é não ser atingido. Dominar o Talento de Esquiva é uma escolha muito sábia. Os seus níveis nesta área descrevem a capacidade em evitar tanto ataques com armas brancas quanto disparos de projéteis, o que inclui mergulhar para se proteger ou usar o peso do corpo para se desviar de golpes.

• Amador: Você se joga ao chão se alguém grita abaixe-se!
•• Experiente: Você não tem problemas em encontrar um lugar seguro durante um tiroteio.
••• Competente: Você tem muitas chances de sair vivo de um tiroteio.
•••• Especialista: É preciso ser um atirador de sorte para acertar você.
••••• Mestre: Você é quase capaz de se esquivar de balas.

Possuído por: Criminosos, Lutadores de Rua, Militares, Leões de chácara, Boxeadores.

Especializações: Saltar, Esquivar-se, Encontrar abrigo, Mergulhar.


Empatia

Você compreende e é capaz de sentir as emoções dos outros, estando apto a reagir apropriadamente a elas. Você freqüentemente é capaz de discernir os motivos por trás das ações de uma pessoa simplesmente ouvindo-a. Você também é capaz de detectar quando lhe contam mentiras. Mas a empatia possui um lado negativo, como você está aberto aos sentimentos dos outros, freqüentemente sente as mesmas emoções daqueles à sua volta.

• Amador: As pessoas lhe contam problemas durante festas.
•• Experiente: De vez em quando toma para si as dores dos outros.
••• Competente: Adquire uma noção fantástica das motivações das outras pessoas.
•••• Especialista: Nenhuma mentira passa pelo seu escrutínio.
••••• Mestre: Você costuma terminar as frases das outras pessoas.

Possuído por: Atores, Médiuns, Vendedores extraordinários, Prestidigitadores.

Especializações: Emoções, Verdade, Humor, Personalidades, Antecedentes.


Expressão

A Expressão cobre a sua habilidade em expor seu ponto de vista, seja escrevendo um livro ou debatendo assuntos sociais. Os personagens com nível elevado em Expressão são inesquecíveis, mas apenas em sua capacidade de transmitir seus sentimentos. Uma expressão inteligente ou significante é um prolongamento das outras características. A Expressão em sua forma mais elevada pode ser uma arte.

• Novato: Repórter de tablóide
•• Experiente: Capitão de turma de debate universitário
••• Competente: Comediante de sucesso
•••• Especialista: Romancista de best-sellers
••••• Mestre: William Shakespeare

Possuído por: Oradores, Políticos, Romancistas, Atores, Demagogos, Reivindicadores.

Especializações: Poesia, Improviso, Radical, Reuniões.


Intimidação

A arte da intimidação ocorre de diversas formas, desde uma ameaça sutil até uma agressão física. Cada método de intimidação tem seu tempo e lugar. Você compreende a ciência de intimidar, e sabe como usá-la para conseguir o que deseja. As pessoas com níveis altos de Intimidação parecem irradiar uma aura de autoridade.

• Amador: Crianças de seis anos se comportam direitinho com você.
•• Experiente: De vez em quando consegue intimidar alguém só olhá-lo ameaçadoramente.
••• Competente: O seu olhar é perturbador.
•••• Especialista: Você seria um sargento durão.
••••• Mestre: Você consegue fazer animais ferozes fugirem com o rabo entre as pernas.

Possuído por: Homens de Negócios, Leões de chácara, Militares, Gangsters.

Especializações: Ameaças veladas, Política, Militarismo, Social, Violência Gratuita.


Impulso Primitivo

Este talento descreve os seus instintos inatos e sua conexão com seu passado ancestral. O Impulso Primitivo mede a sua capacidade em funcionar não apenas como um lobo, mas como um meio-lobo. Os Garou habilitados em Impulsos Primitivos encontram-se em grande harmonia com a porção animal de sua natureza interior. O Impulso Primitivo descreve os seus instintos básicos, não o seu pensamento racional. Com a prática, este Talento pode ser usado para controlar as mudanças sutis nas formas de lobisomem. O Impulso Primitivo costuma ser somado aos testes de percepção quando o personagem se encontra na forma lupina ou Crinos; também é usado para rastrear, orientar navegação e detectar perigos escondidos que só poderiam ser identificados por instintos antigos (como o odor inconfundível de um predador ou a diferença sutil entre uma camada fina e uma camada grossa de gelo num lago congelado).

• Amador: Filhote de lobo
•• Experiente: Com concentração, você consegue sentir em que direção fica o norte.
••• Competente: Um Garou medianamente feroz
•••• Especialista: Avisos instintivos sutis fazem parte de sua rotina.
••••• Mestre: Líder de Matilha

Possuído por: Predadores, Guerreiros Garou, Lupinos, Malditos, Diversos Animais Selvagens.

Especializações: Formas, Direções, Caça, Rastreamento, Combate.


Manha

O submundo é uma fonte essencial de informação e de dinheiro, assim como um problema de primeira grandeza. O Talento em Manha permite-lhe misturar-se na cena local sem chamar atenção sobre si. Usar este talento também concede a capacidade de fofocar, furtar e empregar linguajar de rua.

• Amador: Você sabe quem vende drogas.
•• Experiente: A galera considera você .um cara legal.
••• Competente: Membro de uma gangue barra-pesada
•••• Especialista: Você passou a maior parte da vida no submundo.
••••• Mestre: Se você não ouviu falar, então não aconteceu.

Possuído por: Membros de gangue, Repórteres, Mendigos, Detetives.

Especializações: Bater carteiras, Drogas, Atravessador, Gíria.


Lábia

Você sabe como esconder as suas motivações. Além disso, sabe como decifrar as motivações dos outros e usá-las contra eles. Os segredos e intrigas dos outros lhe interessam, e você procura compreender suas fraquezas. O domínio desta habilidade torna-o o melhor dos oradores, ou o melhor dos espiões.

• Amador: Algumas mentirinhas inocentes não magoam ninguém.
•• Experiente: Você pode enganar trouxas num clube noturno.
••• Competente: Você poderia ser um advogado criminal.
•••• Especialista: Os vendedores da Amway não são páreo para você.
••••• Mestre: Perry Mason gostaria de ser tão bom.

Possuído por: Advogados, Vigaristas, Casanovas, Políticos.

Especializações: Descobrir fraquezas, Seduzir, Pintar, Esculpir.


Outros Talentos: Busca, Fraude, Intriga, Instrução.
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MensagemAssunto: Re: Habilidades   Habilidades Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 4:09 pm

Perícias


As Perícias são todas as Habilidades adquiridas através de aprendizado ou treinamento rigoroso. Se você tentar usar uma Perícia que não possui, o grau de dificuldade do teste aumenta em um. Você é simplesmente destreinado nas técnicas dessa Perícia, e, portanto precisa tentar realizar a tarefa com mais afinco do que alguém que tivesse ao menos uma leve idéia do que esta fazendo.


Empatia com Animais

Os animais não se comportam da mesma forma que os humanos sob as mesmas circunstâncias. A capacidade em compreender as ações dos animais pode ser muito útil. Os personagens habilitados em Empatia com Animais não apenas podem predizer as ações dos animais, mas também usar esse conhecimento para acalmá-los ou enfurecê-los. Esta Perícia também é usada para treinar animais.

• Amador: Você pode conquistar o carinho de um animal domesticado.
•• Experiente: Você pode ensinar um bichinho a fazer gracinhas.
••• Competente: Você poderia treinar um cão de guarda.
•••• Especialista: Você poderia treinar um animal de circo.
••••• Mestre: Você poderia domesticar um animal selvagem.

Possuído por: Treinadores de animais, Guardadores de zoológico, Amantes da Natureza, Donos de animais.

Especializações: Cães, Gatos, Cavalos, Papagaios, Animais de fazenda.


Condução

Você é capaz de dirigir um carro, e talvez também outros veículos. O simples fato de você possuir a Perícia Condução não significa que esteja familiarizado com os todos os veículos de terra. O seu nível pode aumentar ou diminuir, dependendo da sua experiência geral com um veículo específico.

• Amador: Você pode dirigir um carro automático.
•• Experiente: Pode dirigir carros com câmbio mecânico.
••• Competente: Caminhoneiro comercial.
•••• Especialista: Piloto de Fórmula Um.
•••••Mestre: Ayrton Senna

Possuído por: Caminhoneiros, Pilotos de corrida, praticamente qualquer um nascido no século XX.

Especializações: Curvas, Cavalos-de-Pau, Mudanças de marcha.


Etiqueta

Você compreende as pequenas nuances da vida social, estando apto a comportar-se com elegância. Você sabe como conviver bem com a sociedade mortal. A sua especialidade é a cultura com a qual esteja mais familiarizado. Você usa esta perícia durante ações como dançar, seduzir e barganhar. A Etiqueta também é usado em questões diplomáticas.

• Amador: Você sabe quando calar a boca.
•• Experiente: Sabe que não deve calçar tênis num ambiente que exige traje a rigor.
••• Competente: Sabe com que colher tomar sopa.
•••• Especialista: Está apto a conviver com praticamente todas as classes sociais.
••••• Mestre: Você poderia impedir a Terceira Guerra Mundial.

Possuído por: Diplomatas, os Muito Ricos, Executivos.

Especializações: Negócios, Alta Sociedade, Cultura das Ruas.


Armas de Fogo

A Perícia em Armas de Fogo significa que você possui um amplo conhecimento de todas as armas, desde um simples 22 a uma metralhadora Ingram Mac-10. Esta perícia não inclui a capacidade em operar armas pesadas como canhões e outras peças de artilharia. Contudo, a Perícia em Armas de Fogo também inclui a capacidade em consertá-las.

• Amador: Você teve uma ou duas lições numa loja de armas.
•• Experiente: Você faz bonito numa galeria de tiro.
••• Competente: Você pode fazer alguns truques com uma arma.
•••• Especialista: Você é frio e controlado, mesmo sob pressão.
••••• Mestre: .Está com sorte, punk? Ótimo, vai precisar.

Possuído por: Membros de Gangue, Polícia, Criminosos, Soldados, Caçadores.

Especializações: Fuzis, Pistolas, Metralhadoras, Sprays.


Liderança

Você consegue fazer as pessoas seguirem os seus comandos e obedecerem às suas ordens mediante exemplo e exercício da autoridade. Liderar não é apenas conhecer as técnicas para fazer com que os outros o sigam, mas principalmente ser o tipo de pessoa que os outros seguirão espontaneamente.
A Liderança costuma ser usada em combinação com o Carisma.

• Amador: Você poderia treinar um time de juniores.
•• Experiente: A sua voz é dominante e você consegue exigir que se faça silêncio.
••• Competente: Em situações de crise, você é um bom líder.
•••• Especialista: Você atrai seguidores sem tentar.
••••• Mestre: Você é um Napoleão, um Churchill ou um Hitler...

Possuído por: Políticos, Oficiais Militares, Líderes de Gangues, Executivos, Oficiais de Polícia, Nobreza.

Especializações: Comando, Oratória, Inspirar Amizade, Orientar ações militares, Nobreza.


Armas Brancas

A capacidade de lutar com uma arma é uma perícia valiosa no ambiente Punk-Gótico. A eficiência nesta Perícia possibilita usar armas de mão, como, por exemplo: facas, cassetetes, machados e espadas. Hoje em dia a Perícia em Armas Brancas é quase arcaica, devido à dependência da sociedade por armas de fogo, mas não se esqueça que uma estaca de madeira ou uma lança de prata também são armas brancas...

• Amador: Você já viu usarem uma faca.
•• Experiente: Você aprendeu esgrima num curso de seis semanas.
••• Competente: Marginal comum.
•••• Especialista: Qualquer arma é mortal em suas mãos.
••••• Mestre: Bruce Lee.

Possuído por: Policiais, Esgrimistas, Entusiastas de Kendô, Marginais, Membros de Gangue.

Especializações: Espadas, Machados, Floretes, Facas, Maças, Desarme.


Atuação

Você é capaz de desempenhar ações artísticas como cantar, tocar guitarra e representar. Você conhece as minúcias do que fazer e de como fazer. A sua especialidade é o tipo de desempenho no qual você se concentra, muito provavelmente o primeiro tipo de expressão artística que você estudou na vida.

• Amador: Você pode tocar guitarra ou baixo numa banda de garagem ou atuar numa peça de colégio.
•• Experiente: Você pode ganhar a vida no circuito de casas noturnas.
••• Competente: Você pode ganhar um Oscar ou um Grammy
•••• Especialista: Você aparece com regularidade nas páginas da revista Caras.
••••• Mestre: A sua obra será lembrada através das eras.

Possuído por: Atores, Músicos, Praticantes de Karaokê, Comediantes.

Especializações: Protagonistas, Vilões, Solos de Guitarra, Durante Embriaguez.


Reparos

Você está apto a consertar dispositivos simples ou complexos de todos os tipos. Isto inclui portas, carros e até computadores.
O domínio desta Perícia significa que você é um Faz-Tudo. Esta Perícia cobre tudo, desde carpintaria simples a mecânica. Dispondo das ferramentas adequadas, você poderia consertar qualquer coisa.

• Amador: Você consegue montar um conjunto de peças de encaixe.
•• Experiente: Dispondo do tempo adequado você poderia instalar a fiação elétrica de uma casa.
••• Competente: Você economiza uma boa grana em honorários de mecânicos.
•••• Especialista: Está apto a consertar computadores pessoais em poucos minutos.
••••• Mestre: Tudo tem conserto.

Possuído por: Faz-tudo, Carpinteiros, Eletricistas, Mecânicos.

Especializações: Madeira, Computadores, Aparelhos eletrônicos, Motores, Automóveis, Eletricidade.


Furtividade

Furtividade é a capacidade em esgueirar-se ou esconder-se sem ser visto ou ouvido, sendo seu teste normalmente feito contra o nível de Percepção de outro personagem.

• Amador: Você pode se esconder no escuro.
•• Experiente: Você pode se esconder nas sombras.
••• Competente: Você é um excelente caçador.
•••• Especialista: Você poderia caminhar em silêncio sobre dois centímetros de folhas secas.
••••• Mestre: Líder de clã Ninja.

Possuído por: Criminosos, Espiões, Repórteres.

Especializações: Espreitar, Esconder-se, Emboscar, Sombras, Multidões, Arrastar-se.


Sobrevivência

As regiões selvagens são lugares perigosos, pelo menos para aqueles que não os compreendam. A Perícia de Sobrevivência inclui a habilidade em buscar abrigo, encontrar uma rota direta até algum lugar, obter segurança relativa no campo e rastrear. Quando usar Furtividade no campo, não poder á fazer mais decisões nos dados para Furtividade do que seu nível em Sobrevivência.

• Amador: Você pode sobreviver a um percurso de dez quilômetros.
•• Experiente: Está familiarizado com o campo.
••• Competente: Sabe como formular remédios naturais.
•••• Especialista: Sente-se à vontade nas regiões selvagens.
••••• Mestre: Conseguiria encontrar um oásis no Vale da Morte.

Possuído por: Índios, Caçadores, Guardas Florestais, Peregrinos.

Especializações: Rastrear, Ártico, Selva, Caçada.


Outras Perícias: Pilotar, Cozinhar, Navegar, Pintar.
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MensagemAssunto: Re: Habilidades   Habilidades Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 4:12 pm

Conhecimentos


Os Conhecimentos incluem todas as Habilidades que requeiram a aplicação rigorosa da mente, não do corpo, de modo que nada além das Características Mentais pode ser usado para modificar os testes de Conhecimentos. Embora os níveis classifiquem os Conhecimentos em graus de escolaridade, a escola não é a única forma de adquirir Conhecimentos apenas a mais comum. Em sua maioria, estas são habilidades escolásticas, mas também é possível aprender sozinho ou com um tutor.
Se você não possui um determinado Conhecimento, não pode nem mesmo tentar fazer uma jogada que o envolva.
Porém, existem exceções, como quando o Narrador determina que a jogada envolve apenas informações triviais que qualquer um tenha a chance de conhecer.


Computador

Você entende de operação e programação de computadores, sendo capaz inclusive de projetar o seu próprio sistema.
Se quiser entrar num sistema de computação irá precisar deste Conhecimento.

• Estudante: Você sabe jogar videogame.
•• Universitário: Você fez um cursinho de Processamento de Dados.
••• Mestre: Você é um programador competente, podendo planejar o seu próprio software.
•••• Doutor: Você consegue entrar no sistema da telefônica e alterar a sua conta.
••••• Catedrático: Por que você não está jogando Cyberpunk?

Possuído por: Programadores, Processadores de dados, Jogadores, Estudantes, Piratas de Dados.

Especializações: Pirataria, Programas de vírus, Recuperar dados.


Enigmas

Charadas e problemas ocupam a sua imaginação, na verdade, você pode até mesmo gostar de ficar perplexo.
Resolver todos os tipos de charadas é uma paixão, um interesse que o dotou de um talento para juntar e recordar informações vitais a muitos tipos de resolução de problemas.
O Conhecimento de Enigmas ajuda os jogadores a resolver os mistérios criados pelo Narrador. É essencial para descobrir trilhas secretas para Reinos perdidos, responder a charadas de guardiões místicos, ou mesmo tentar percorrer as trilhas de papel das burocracias modernas.

• Estudante: Você consegue montar um quebra-cabeça de 100 peças.
•• Universitário: Você consegue adivinhar o final de um romance de mistério.
••• Mestre: Você consegue resolver o cubo mágico em uma hora.
•••• Doutor: Você derrotaria o Gollum com charadas de hobbit.
••••• Catedrático: Você compreende os mistérios mais profundos.

Possuído por: Fanáticos por palavras cruzadas, Entusiastas Zen, Jogadores, Místicos.

Especializações: Enigmas antigos, Charadas, Visual, Verbal.


Investigação

Você é treinado para notar todos os tipos de detalhes que poderiam ser ignorados pelos outros, podendo, em níveis elevados, agir como detetive. Este Conhecimento também reflete a capacidade de um personagem em realizar pesquisas, seja em bibliotecas ou através de entrevistas.

• Estudante: Detetive amador.
•• Universitário: Oficial de polícia.
••• Mestre: Detetive particular.
•••• Doutor: Agentes do FBI, CIA, KGB, MI 5, Iterpol.
••••• Catedrático: Sherlock Holmes.

Possuído por: Detetives, Investigadores de Seguros, Repórteres, Agentes do FBI, Agentes da Inteligência.

Especializações: Busca, Espreitar, Seguir, Trabalho de detetive.


Direito

Lei não é brinquedo de criança, e aqueles com conhecimento de Direito estão aptos a usá-la em seu benefício. Esta capacidade é essencial para quem quiser um dia sair da prisão.

• Estudante: Conhecimento prático, oficial de polícia.
•• Universitário: Recém-formado, advogado iniciante.
••• Mestre: Advogado reputado
•••• Doutor: Juiz
••••• Erudito: Juiz da Suprema Corte

Possuído por: Policiais, Advogados, Juízes, Detetives, Criminosos, Telespectadores, Legisladores.

Especializações: Tribunais, Contratos, Litígios, Criminalística, Procedimento Policial.


Linguística

Considera-se que seu personagem seja capaz de falar o seu idioma nativo, mas precisa comprar outras línguas que deseje que ele domine. Para cada nível de Lingüística, o seu personagem pode falar fluentemente outro idioma. Contudo, a Lingüística também confere ao personagem uma compreensão da estrutura da língua, que por sua vez é a base do pensamento. Com esta Habilidade, pode-se identificar sotaques ou decifrar adivinhações.

• Estudante: Uma língua adicional
•• Universitário: Duas línguas adicionais
••• Mestre: Três línguas adicionais
•••• Doutor: Quatro línguas adicionais
••••• Catedrático: Cinco línguas adicionais

Possuído por: Viajantes, Eruditos, Diplomatas, Intérpretes.

Especializações: Palavrões, Termos Técnicos, Diplomacia, Política.


Medicina

A Medicina é o estudo do corpo humano e das técnicas usadas para curar seus males. Embora a anatomia de um lobisomem seja diferente, a Medicina pode ser usada para tratar também seus ferimentos mais sérios (isto é, agravados).
Ela inclui conhecimento da estrutura e das funções corporais, o uso de medicamentos e diagnósticos e tratamentos de doenças.

• Estudante: Você possui um conhecimento básico sobre reduzir fraturas e evitar choque sistêmico.
•• Universitário: Você possui o treinamento de um para-médico.
••• Mestre: Você é um médico, podendo diagnosticar e tratar doenças.
•••• Doutor: Está apto a realizar cirurgias.
••••• Catedrático: Você é um especialista de grande renome.

Possuído por: Médicos, Para-médicos.

Especializações: Farmácia, Para-médicos, Primeiros Socorros.


Ocultismo

Você possui conhecimentos em todas as áreas do oculto.
Esta compreensão do lado mais sinistro do mundo inclui conhecimento de maldições, vodu, magia e misticismo, e contém muita especulação e fantasia. Este Conhecimento é do maior interesse para muitos Theurges.

• Estudante: Você é um curioso, mas está longe de saber a verdade.
•• Universitário: Começa a compreender o que se passa
••• Mestre: Lá fora existem outros seres além dos lobisomens, e você conhece muita coisa sobre esses outros moradores do Mundo das Trevas.
•••• Doutor: Pode discernir o que é mito e o que é real.
••••• Erudito: Você já foi completamente iniciado na maioria dos grandes mistérios.

Possuído por: Lunáticos, Arautos da Nova Era, Ocultistas, Eruditos, Curiosos.

Especializações: Vampiros, Bruxas, Poderes místicos.


Política

Este conhecimento proporciona uma familiaridade com a política do dia, incluindo as pessoas que estejam no comando e como elas chegaram lá. Esta pode ser uma Habilidade essencial quando se tenta lidar com autoridades mortais.

• Estudante: Manifestante e observador casual
•• Universitário: Cabo eleitoral ou graduado em ciências políticas
••• Mestre: Administrador de campanha ou redator de discursos
•••• Doutor: Político
••••• Catedrático: Maquiavel

Possuído por: Lobistas, Políticos, Advogados, Pesquisadores, Inventores, Técnicos, Pilotos.

Especializações: Vizinhança, Cidade, Congresso, Eleições, Niilismo, Dogmas, Radicalismo.


Ritos

Os Ritos cobrem o conhecimento que um lobisomem tem das tradições, história, mitos e liturgias dos Garou. Este conhecimento é essencial à compreensão do que os Garou das outras tribos estão realmente fazendo, o que está escrito na parede de um antigo túmulo Garou, e a forma apropriada de se aproximar de um ancião. Para aprender um ritual, é preciso um nível em Ritos equivalente ou maior que o nível do ritual.

• Estudante: Você ainda é um filhote ignorante.
•• Universitário: Você pode comparecer a uma assembléia sem fazer papel de palhaço.
••• Mestre: Você pode comparecer a uma assembléia de outra tribo sem provocar uma guerra.
•••• Doutor: Você pode comparecer a uma assembléia dos Dançarinos da Espiral Negra e passar uma boa impressão.
••••• Catedrático: Você sabe tudo que é preciso

Possuído por: Garou

Especializações: Pacto, Caern, Morte, Místico, Punição, Renome, Datas comemorativas.


Ciências

Você tem pelo menos um conhecimento básico em física, química, botânica, biologia, geologia e astronomia. O seu conhecimento concentra-se mais nas aplicações úteis da ciência. Os níveis mais altos geralmente envolvem a especialização em uma área específica.

• Estudante: Você sabe fazer bombas de fumaça com um estojo do Pequeno Químico.
•• Universitário: Você compreende as teorias principais e suas aplicações práticas.
••• Mestre: Você poderia ensinar ciência numa universidade.
•••• Doutor: Quem sabe um dia você não ganha o Nobel?
••••• Catedrático: Albert Einstein

Possuído por: Engenheiros, Pesquisadores, Inventores, Técnicos, Pilotos.

Especializações: Biologia, Física, Química, Astronomia, Relatividade, Física Nuclear.


Outros Conhecimentos: Psicologia, História da Arte, Filosofia, Teatro, Jornalismo, Ciência Militar, Geografia, História, Teologia, áreas específicas do conhecimento trivial.
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